domingo, 11 de novembro de 2012

Jung e a Teoria dos Complexos




-  Escutamos o termo "complexo" em muitos lugares e muitos temas (complexo de inferioridade/superioridade, complexo de édipo, complexo de castração) mas pouca gente sabe que a popularização do termo se deve a Jung. Nesse post eu trago um breve resumo desse tema complexo da Psicologia. Complexo é um dos pilares da Psicologia Analítica, tanto que por pouco não se chama "Psicologia Complexa". Complexos são agrupamentos de ideias inconsciente associadas a eventos ou temas carregados afetivamente. Jung pode demonstrar numa série de experiencias com o teste de associação de palavras a existência de tais agrupamentos. Cada complexo é composto por um "elemento nuclear" (portador de significado, um tema especifico) e uma série de associações relacionadas a esse elemento nuclear. Os complexos são formados por contingências ambientais.


           



- Jung fala em dois tipos de complexos: 
"Alguns complexos foram apenas desligados pelo consciente, porque este preferiu livrar-se deles por meio da repressão. Há, contudo, outros complexos que nunca estiveram antes no consciente e que, por isso, nunca poderiam ser reprimidos arbitrariamente. Esses complexos crescem a partir do inconsciente e inundam o consciente com seus esquisitos e inabaláveis impulsos e convicções" 

Enquanto alguns complexos são formados por experiencias da vida individual e são percebidos como fazendo parte da própria psique, outros são originários do inconsciente coletivo (arquétipos) e causam um grande estranhamento, como vindo de fora. Porém no desenvolvimento da psicologia junguiana, entende-se que todos os complexos tem em seu núcleo "imagens arquetípicas".


- Freud adotou o termo "complexo" na Psicanálise com influencia de Jung (ver complexo de édipo, complexo de castração, complexo de masculinidade), mas a definição de complexo foi uma das principais divergências de Jung com Freud. Para Freud o complexo é sempre formado por experiencias traumáticas e angustiantes resultantes de conflitos sexuais, derivados do complexo nuclear, o complexo de édipo. Nota-se que o complexo de édipo tem como núcleo um tema mitológico, o mito de Édipo, que também tem origem no inconsciente coletivo.


- Para conhecer mais sobra Jung e os Complexos:


Introdução à Psicologia Junguiana de Calvin Hall e Vernon Nordby

Revista Coleção Guias da Psicanálise Vol. 1

O Homem e Seus Símbolos, concepção e organização de  Carl Gustav Jung


- O arquétipo de manifesta à psique individual através do complexo, mas isso já é assunto de um próximo post. Espero que tenham gostado, até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário